A Caixa Econômica Federal vai divulgar nesta sexta-feira todos os detalhes de como as famílias atingidas pelo temporal poderão encaminhar o pedido de saque do FGTS em Santa Maria. Cerca de 460 famílias foram cadastradas pela prefeitura e terão direito a sacar até R$ 6.220.
As pessoas terão de ir até o auditório da prefeitura, na Rua Venâncio Aires, 2.277, a partir da próxima segunda ou terça-feira. Os horários e documentos necessários serão divulgados nesta sexta, pela Caixa, assim como qual o tempo que levará para o dinheiro ser liberado. Em princípio, leva cinco dias úteis após a conclusão do processo.
Por questão de segurança, nem a prefeitura nem a Caixa vão divulgar, em sites ou à imprensa, os endereços das casas cadastradas e que terão direito ao saque do FGTS. Por isso, quem teve a casa danificada terá de ir até a prefeitura para saber se seu endereço está entre os 460 cadastrados e poderá fazer o saque, não necessitando comprovar que houve danos, pois a Defesa Civil já havia feito uma vistoria dos locais afetados. Essas pessoas poderão sacar até R$ 6.220, independente do valor do prejuízo no imóvel. Mas para poder retirar o dinheiro, o dono ou algum morador da casa precisa ter uma conta do FGTS com saldo disponível.
Também não poderão sacar pessoas que, nos últimos 12 meses, já haviam sacados o FGTS pelo mesmo motivo, por questões de temporais ou enchentes.
Já para quem teve danos no imóvel e chegar à prefeitura e descobrir que não está na lista dos atingidos cadastrados, em princípio será aberta uma exceção, mas elas precisarão comprovar que houve danos no imóvel. Nesse caso, os detalhes de como proceder serão divulgados nesta sexta-feira pela prefeitura.
"